quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Throwback

Setembro.1996

 Hoje falo-vos da minha primeira grande viagem enquanto criança. Disneyland! Todas as crianças sonham ir à Disney, faz parte do sonho imaginário, e saber ser possível de ver é radiante!
 Tinha começado a andar há pouco tempo, e parecia-me a viagem ideal para grande estreia! Fui com os meus tios, e com a mina prima que tinha quase um ano.
 Embora a viagem fosse de destino à Disney, a minha tia, que tinha ido uns dias antes em trabalho a Paris, também passeámos pelo resto da cidade. La Defense e Quartier Latin foram alguns dos sítios que visitámos, enquanto a tia trabalhava.
 Na noite antes da grande aventura, um banho relaxante para descansar e prepara-me para aquela que iria ser A aventura! Não sei se dormi, mas a fazê-lo foi porque o cansaço venceu o entusiasmo. Não imagino outra forma de conter tamanha alegria e vontade de entrar no mundo mágico.
 O meu tio fez-me um livro de registo, e é a única lembrança escrita que tenho, portanto, vou escrevendo aqui umas passagem.
 De manhã cedo, apanhámos o comboio, direcção: MUNDO DISNEY! «O tio Carlos queria ir comigo a cantar e dançar no comboio para ganharmos uns trocos. Havia muito gente a fazê-lo. Não achei boa ideia.» Ao ler isto, só me dá vontade de recuar no tempo e voltar àquele sítio. Embora tivesse apenas seis anos, sei que é uma viagem a não mais esquecer!
 Chegámos, finalmente, AO MUNDO ENCANTADO! Como era possível haver um comboio que nos transportasse de Paris para a DISNEY?? Este mundo existe de facto, e aí, independentemente da idade, todo nós somos ou voltamos a ser crianças! Eu queria VER TUDO e ANDAR EM TUDO! Embora pequena de altura, desejava que isso não fosse um contra para nenhuma diversão! A minha de eleição - e quem me conhece, bem sabe que o que me corre nas veias é adrenalina - é a montanha russa! Não queria mesmo vir embora daquele mundo, sem voar! E lembro-me, como se fosse hoje, pedir ao tio Carlos o tempo todo, para irmos! Ele receava, pois eu era pequena e a velocidade a que a montanha anda não é propriamente pequena!
« - Tio Carlos, quero andar de montanha russa!». Os meus tios registaram tudo quanto puderam, e quem vinha comigo às diversões era o Tio! A mítica espada do Rei Artur, tirei-a, mas os meus tios disseram para voltar a enfiá-la na pedra, para dar oportunidade a outros meninos. 
 Não podia faltar o encontro com o mais clássico dos clássicos - o Mickey. Ir a casa do Mickey sem tirar uma fotografia com o próprio, é igual a nada!
 As taças de chá da Alice, o Dumbo, o mundo do Pinóquio, Branca de Neve e os sete anões, Peter Pan e o Capitão Gancho, o Pequeno mundo, a Gruta dos piratas - tudo isto era diversões à porta fechada, e por isso não pôde haver registo.
 « - Tio Carlos, quero andar de montanha russa!». A velocidade apodera-se de mim, e claro que não podia falhar a pista de corridas. Carro descapotável, com as orelhas de Minie ao vento, a toda a velocidade. E como co-piloto, o Tio!
 "Os últimos são os primeiros!" - Depois de um dia estafante e emocionante de aventuras, preparávamos-nos para retornar ao hotel. Estamos a passar pela montanha russa, eu já devia ir de sorriso de orelha a orelha, quando o Tio Carlos diz: "Filipa, vamos pensar em ir embora?!" - Transcrevo diálogo, porque vale, de facto, a pena:

 Maria: "Então e a montanha russa?"
Carlos: "Maria, a montanha russa é muito perigosa. Anda a uma velocidade muito grande, quase sempre no escuro e tu tens medo."
Maria: "Não tenho, não tenho. Gostava tanto!"
Carlos: "Então vamos à outra mais pequena!"
Maria: "Não, não! Eu quero esta!"
Carlos: "Se calhar não te deixam andar. És muito pequena!"
Maria: "Vai perguntar!"

 Segui-se uma conversa entre o guarda e o Tio Carlos. O Tio explicou-me que o senhor disse que era um bocadinho forte, mas se tomasse conta de mim, poderia ir! Ainda questionou a Tia Filipa a sua opinião, que olhando para mim, pergunta: «Tens mesmo muita, muita vontade?», «SIM!» - respondi eu assertiva e determinada! Lá fomos nós - o Tio Carlos e eu, prontos para a aventura! O percurso durou cinco minutos, mas foi esse mesmo tempo que valeu o dia todo! Eu gritava de alegria! ADRENALINA AO MÁXIMO! Estava numa montanha de gente crescida! Os meus pés fugiam da carruagem, e o Tio segurava-me com força para não fugir eu também! Quando voltámos a terra, a minha reacção foi «Quero mais!» Não podia ser, mas não me importei!

 Tanta magia a ser vivida e a acabar tudo tão depressa. Chegámos ao último dia de estadia. A Tia Filipa aproveitou para fazer umas últimas compras. Eu, embora super cansada, aguentei-me até ao fim, rija! Mais umas fotografias culturais à mistura. Opera, Carrousel du Louvre.
 A última refeição foi na Brasserie du Louvre. Corrida até ao hotel buscar as malas, táxi para Orly, avião e, LISBOA!!!

 Nunca esquecerei esta magnifica viagem de sonho e magia! E espero um dia lá voltar, pois não há idade para ir à Disneyland - onde seremos sempre, de novo, crianças.

 Viagem

 Passeio na Défense

 Défense

 Café de Flore

 Hotel

Comboio
Disney
 Disney

 Disney

 Disney

Disney
Disney
Disney
Disney
Disney
Compras
Louvre
Opera
Carrousel du Louvre

Sem comentários:

Enviar um comentário