segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Dia Nacional da Paralisia Cerebral

20.Outubro.2014

 Andava eu em pesquisa, eis senão quando, percebo que hoje se comemora o Dia da Paralisia Cerebral! «Quem melhor para dissecar sobre o assunto», pensam vocês não é verdade? Pois bem, confesso que nem eu sabia que este dia se comemorava, mas depois penso «comemoram-se dias tão parvos hoje em dia, que até poderá fazer sentido comemorar este!»
 Pessoalmente, não acho ser a melhor pessoa para dissecar sobre, uma vez que não me vejo a ultrapassar diariamente dificuldades impostas pela cidade que temos - que por mais bonita que seja, não é de todo acessível à mobilidade reduzida. É a cidade que se tem que adaptar às pessoas, embora aconteça maioritariamente o inverso!
 Existem graus de paralisia. Conjuga-los-mos como parcial e total. A primeira pode afectar diferentes membros, e às vezes mais que um!
 A melhor comemoração que eu consigo ver para este dia, é precisamente o ponto referido anteriormente. Uma pessoa com paralisia cerebral não é menos que ninguém, por conseguinte não deve ser tratada dessa forma. Ora, quando esta se depara, diariamente com dificuldades, inconsciente ou não, está a ser tratada de modo diferente!
 Não é da culpa da pessoa portadora de deficiência ter nascido assim. Infelizmente acontece bem mais do que se sabe.
 Sou portadora de paralisia cerebral, ninguém ma tira. Felizmente, nunca me senti limitada, e sempre pude fazer o que quis; Mas já conheci casos em que a pessoa é completamente dependente.
 É importante tratar as pessoas como pessoas e não como rótulos!



Sem comentários:

Enviar um comentário