segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Poet's Day

20.Outubro.2014

 Hoje comemora-se o Dia do Poeta! E não só! Verificando em dois calendários distintos, o segundo indica que é também Dia da Paralisia Cerebral! Afinal, quem melhor que eu para falar sobre este assunto. Comecemos pelo mais animado.

 Poetas somos todos, não é verdade? - Ou deveríamos ser! O poeta é um ser sensível que transmite o que sente através da sua escrita - embora mais profundamente que um escritor. O escritor escreve histórias, o poeta transmite-nos a sua história.

 Em pequena, lembro-me de ter que decorar poesias semanalmente e recitá-las ao resto da turma. Claro que me limitava a dizê-las, pois na altura era a minha capacidade de interiorizar que contava. Mais tarde tive que começar a analisar a poesia profundamente. Não me serviria de nada saber um poema de cor, se não percebesse o que o Poeta quereria transmitir! O Poeta é um ser romântico por excelência, e nós temos excelentes exemplos nacionais como Florbela Espanca ou Fernando Pessoa. Pude estudar mais afincadamente - por obrigação - o segundo! A meu ver este Homem sentia-se tão só que teve que imaginar heterónimos, e como se não bastasse um, arranjou três. Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro.  Ao mesmo tempo não faz sentido dizer que este se sentia só! A verdade é que este grande poeta me deu grandes dores de cabeça! E, se eu vos disser que o Fernandinho encarnou de novo, e num amigo meu! Parece delírio, mas é verdade! E o mais engraçado é ter também a sua Ofélia!
 A grande criação de Pessoa foi a sua invenção heteronímica. São personalidades poéticas completas, identidades falsas que se tornam verdadeiras através da sua manifestação artística própria e diversa do autor original. Entre os heterónimos, Pessoa também escrevia em ortónimo - aquando assinava os poemas com o seu próprio nome.

 A poesia está em decadência, assim como tantas outras artes. A Poesia é uma arte! Não é Poeta quem quer! Nasce-se poeta!



Sem comentários:

Enviar um comentário