quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Amigo Secreto

25.Dezembro.2014

 FELIZ NATAL!

 Ainda em festividades! Paro agora um pouco para partilhar o meu entender do que foi o meu Natal!
 As dinâmicas pouco mudam! Adoro o Natal. A magia, o espírito, o tempo, as músicas. É mesmo a minha altura favorita do ano!
 Não que isto aconteça, pois festejamos tudo ao mesmo tempo. TEMPO - é a palavra de ordem desta quadra e deste post. O Natal é o TEMPO que damos ao que gostamos  e com quem o queiramos partilhar!
 Existem mil festividades ao longo do ano, mas nenhuma, a meu ver, é mais gira ou especial que o Natal!
 É tempo de reflexão, uma vez que estamos a caminhar para o fim deste ano, e pensar num novo ciclo! Com novos desafios, sonhos e conquistas.

 A Tia Teresa fez anos ontem! Recebemos a família para lanche de festa. Como a mãe fez o jantar de consoada, passou quase o dia todo na cozinha. O tema de conversa imposto foi, mais uma vez, "o amigo secreto" - quanto mais em cima do acontecimento, mais curiosidade há! Apareceram os avós, os tios Tomás da Costa, a aniversariante e a sua filha! Os Costas recebiam o outro lado da família em sua casa. Passaram só dar um beijinho.
 Penso que a época natalícia é aquela em que mais se come! Seguiu-se o jantar de natal em casa do Tomás da Costa, que saíram mais cedo para acabar os preparativos.
 A mãe acabou de arrumar a cozinha, eu, a sala de jantar e lá fomos. Chegámos minutos antes de sentar à mesa.
 A noite propôs-se a recordações. O tio Miguel foi ao baú dos mil filmes da nossa infância - minha, dos meus irmãos e primos - e foi rir até perder o fôlego! Por mais vezes que veja aqueles filmes, nunca será cansativo.
 Deram as doze badaladas. Troca de presentes! Confesso não se ter passado como idealizei - também pelo facto de nem todos estarem presentes -, mas foi igualmente divertido e dinâmico! Dinâmica essa que começou a 24 e acabou hoje!
 NATAL! Esta noite mal dormi. Não que tenha exagerado nos doces, talvez tenha sido do "excitamento" da troca de presentes que faltava hoje.
 Ter-me-ei levantado pelas 10h. Momento de reflexão - descer - pequeno almoço. Sabia não precisar de comer muito, porque mais tarde estaria, de novo, numa mesa cheia. Duche.
 Sair. O almoço de natal também foi na tia Sofia. Estava a momentos de poder entregar o meu presente ao meu amigo secreto.
 Antes de qualquer reacção, deixo aqui a dinâmica do amigo secreto.

 «Dia 23 de Novembro, a Madalena chegou a casa com uma ideia original para este Natal. O AMIGO SECRETO. A ideia é cada membro da família oferecer um presente a outro. Sorteámos os nomes, para ver quem dava a quem. Calhou-me oferecer ao Tio Carlos. Fiquei radiante!
 Ora, se existe Tio de quem possa ter imenso que contar é o Tio Carlos. Deu-me a primeira grande aventura mágica. Uma viagem à Disneyland Paris. É um Tio divertido, e sempre na brincadeira.
 Durante a semana pensei em varias coisas. Queria oferecer-lhe um presente original! Confesso que mais complicado do que definir o presente, foi ter ideias para mimar o amigo. Tínhamos que, durante o mês de Dezembro, ir dando pistas discretas sem que o nosso amigo secreto percebesse quem éramos.
 Comecei logo a elaborar o presente. A ideia que tive, e que foi para a frente foi procurar em fotografias momentos meus e do Tio - momentos marcantes ao longo dos anos. Momentos que me possam ter marcado - marcaram certamente por ser mais nova, mas saber não lhe ser indiferente, ao Tio Carlos. Com as fotografia seleccionadas, imprimidas a papel, elaborei um cartaz. Primeiramente pensei oferecer-lhe o cartaz aberto, estilo quadro. Posteriormente, achei que seria melhor oferece-lhe estilo 'livro', ou seja dourado em dois. A ideia ficou ainda mais gira. Em conjunto com o cartaz, ofereci-lhe também um postal natalício feito por mim. Acho mais engraçado e pessoal - neste mote - oferecer algo 'home made' - penso que terá sempre mais valor!»

                                                       (PISTAS)
(Deixar aqui as pistas que fui fazendo ao longo do mês. Pensei em quatro. Uma por semana até ao Natal! A primeira foi entregue dia 3 de Dezembro.) Segunda pista entregue dia 11 de Dezembro. Embora o meu amigo secreto só as tenha recebido no dia seguinte, pois as pistas são dadas nas noites cerradas de quartas-feira. Tirando a segunda, que foi entregue na própria quarta-feira. Terceira, e última pista entregue dia 17 de Dezembro.












 Hoje pude, finalmente sentir a alegria do meu querido Tio Carlos. Partilhou com todos as pistas que teve, e confessou alguma dificuldade em resolver uma delas. QUE GIRO! Tive imenso prazer em ter feito este presente para o Tio!








 Penso que o Tio Carlos terá gostado! Pelo menos, pareceu-me.

 Foi um Natal com uma dinâmica diferente, mas que gostei muito de participar! Aqui deixo algumas fotografias destes dois dias.

 Feliz Natal 2014 para todos!























Sem comentários:

Enviar um comentário