quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Óscars 2015

22.Janeiro.2015

 Há uns dias que não venho aqui. Até tenho tido uns dias diferentes, mas nada que sinta necessidade de partilhar. Tenho escrito. Mesmo de acesso condicionado, tenho escrito.
 Depois de ter visto a gala mais esperada do ano e pensado sobre o assunto, decido hoje vir partilhar convosco.
 Ora, este ano portei-me mal. Portei-me mal a diversos níveis, mas portei-me muito mal por não ter visto um único filme que esteve nomeado. Quis ver, muitos, e alguns em particular. Não tive oportunidade. Não escrevo completamente cega, porque até sei nomear os filmes, e sobre o que tratam. Mas não vi. Tenho pena. Se há coisa num mundo cinematográfico, que não existe no teatral - as pessoas têm um bocado a mania de juntar estas duas artes. Têm coisas em comum, mas são muito diferentes - é o facto de poder ver um filme over and over again. Podemos não o conseguir apanhar no período de exibição mundial, mas sabemos que mais tarde poderemos sempre vê-lo!
 É isso que farei. Com o meu tempo, vou ver os filmes que quero e poder sentir o que muitos já sentiram. O que os filmes nos dão e o que sabemos aproveitar deles!
 No entanto, apesar desta enorme falha, vi a gala dos Óscares.
 Para além de gostar do discurso de agradecimento do vencedor de cada categoria, há discursos que ficam e que marcam. Marcam por ser uma fusão de saber o que diz com por quem é dito. Hoje, e como não poderia deixar de ser, destaco o discurso 'IN MEMORIAM' pela grandiosa Meryl Streep. Se os óscares são importantes para destacar o excelente trabalho que existe a nível cinematográfico mundo fora, são igualmente importantes para homenagear os pioneiros e os grandes nomes que deixaram a sua marca nesta área artística.
Transcrevo, de seguida, o discurso da Meryl Streep. Não só por ter um amor incondicional ao trabalho desta Mulher, mas por também partilhar as suas sábias palavras.
 "No seu livro de memórias, Joan Didion disse o seguinte acerca da dor: 'Se nos falta uma certa pessoa, o mundo inteiro fica mais vazio.' Esta noite, ao reflectirmos na perda de tantas pessoas talentosas este ano, é difícil não sentir este vazio, pois no tempo que cá estiveram, preencheram imenso as nossas vidas. Seja qual for o papel que desempenharam no Cinema, os filmes em que participaram fizeram-nos rir, reflectir, chorar e ver a vida com outros olhos. Estimularam-nos e animaram-nos quando precisávamos. Desafiaram as nossas mentes e chocaram a nossa complacência. Com o seu trabalho, partilharam uma parte da sua alma. E sentiremos a falta deles com a mesma tristeza que sentimos a falta de um velho amigo. Mas o seu trabalho perdurará para nos recordar da sorte que tivemos por tê-los connosco por algum tempo. Nunca haverá outros como eles. Cada um deles."
 O único sentimento que consigo ver nas palavras desta Mulher é AMOR! Amor pelo que faz. Amor pelo que diz. Amor quando diz.


Sem comentários:

Enviar um comentário